Psicomotricidade

Medicina Convencional

 

A Psicomotricidade é uma terapia de mediação corporal que estuda e avalia a relação entre as componentes emocionais, sociais e cognitivas, e a expressão motora da pessoa, no sentido de promover a sua adaptação, autonomia e funcionalidade. As consultas de Psicomotricidade são destinadas a todas as faixas etárias.




Psicomotricidade

COMO FUNCIONA A PSICOMOTRICIDADE

A pós a avaliação psicomotora, a criança, jovem ou adulto vivencia, em cada sessão, técnicas de consciencialização corporal ou relaxação, técnicas expressivas/ lúdicas e/ou técnicas cognitivo-motoras mediante os objetivos que se pretende desenvolver. O corpo em ação aprende a expressar-se, autorregular-se e a descobrir-se mediante as várias atividades que o terapeuta vai propondo.


INDICAÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE

Avaliação e intervenção psicomotora sobre dificuldades ao nível de:

  • Esquema e imagem corporal
  • Perceção e coordenação motora
  • Lateralidade
  • Organização espacial e temporal
  • Comunicação não-verbal e interação social
  • Expressão corporal ligada às emoções
  • Comportamento motor

FUNÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE


C omo área de intervenção poderá assumir uma vertente educativa, preventiva e/ou terapêutica.

Para crianças e adolescentes com perturbações do desenvolvimento e aprendizagem, a Psicomotricidade intervém na melhoria de dificuldades de aprendizagem, problemas de atenção, memória e percepção, problemas psicomotores propriamente ditos (equilibrio, noção do corpo, motricidade fina e global). Intervém ainda na diminuição de problemas emocionais (baixa autoconfiança, baixa tolerância à frustração), problemas de autorregulação do comportamento (impulsividade, agitação, agressividade, oposição).

Para adultos, a Psicomotricidade atua ao nível de perturbações da ansiedade e depressivas, perturbações somatoformes, demências e doença de parkinson, aumentando a sua qualidade de vida.

Reencontre o seu equilíbrio!

Faça a sua marcação através do telefone ou do formulário.