Medicina Convencional
CORREÇÃO DE PROBLEMAS DA FALA, LINGUAGEM E VOZ
A Terapia da Fala é a área da saúde que previne, identifica, estuda e trata problemas relacionados com a zona orofacial, linguagem e comunicação. Além de corrigir problemas da fala, linguagem e voz, a terapia da fala intervém ainda na mastigação, funções auditiva, visual, cognitiva e respiratória.
- Corrige problemas da fala;
- Corrige problemas da linguagem;
- Corrige problemas da voz;
- Intervém na mastigação;
- Desenvolve a capacidade auditiva;
- Ajuda na função visual;
- Promove o desenvolvimento cognitivo;
- Melhora a função respiratória.


Como funciona
A A consulta tem a duração de cerca de uma hora e consiste numa avaliação inicial do paciente e dos problemas que o levam até ao consultório do terapeuta. Seguidamente são sinalizados os problemas e possíveis origens para que o terapeuta da fala possa iniciar o tratamento mais adequado. O tratamento depende da patologia e pode implicar exercícios de dicção
BENEFÍCIOS
- Melhoria da compreensão e expressão;
- Correção de problemas de dicção;
- Correção de problemas de respiração;
- Melhoria da mastigação no caso de se engasgar frequentemente;
- Exercita os movimentos orofaciais;
- Melhoria da escrita e da leitura;
- Ajuda na recuperação de AVC.

Funções
O Terapeuta da Fala intervém em qualquer faixa etária, representando uma melhoria na qualidade de vida para a prevenção, avaliação e tratamento de problemas relacionados com a comunicação humana e perturbações relacionadas.
Na intervenção com crianças:
A Terapia da Fala é importante para crianças que apresentem dificuldades de linguagem, em perceber sons e os reproduzir. Estes problemas podem afetar a capacidade de fala, mas também a de leitura e aprendizagem. É extremamente importante detetar antecipadamente problemas ao nível do desenvolvimento da linguagem para que, de forma rápida, se possa intervir e prevenir futuras dificuldade de aprendizagem.
Na intervenção com adultos:
Deve consultar um terapeuta da fala se sentir uma rouquidão frequente, que pode significar problemas na laringe ou faringe; se sentir dificuldades na mastigação e nos movimentos da cavidade oral; na recuperação de um AVC ou se tiver problemas de dicção e comunicação.